Inicio / Respostas Sociais / Centro de dia

Centro de dia


Centro de Dia - CD

 

Definição

O Centro de Dia (CD)  é a resposta social destinada a pessoas idosas de ambos os sexos que proporciona, em horário diurno, um conjunto diversificado de serviços e actividades de desenvolvimento pessoal tendentes ao bem-estar do utente e ao seu equilíbrio emocional e físico, e de apoio à respectiva família.

 

Missão

O CD tem por missão ser uma «casa de família» dos seus utentes, que, necessitam de assistência e apoio, contribuindo para a estabilização, autonomia ou estimulação do envelhecimento activo e integração social.

Além das Obras de Misericórdia e da cultura institucional e caritativa da Misericórdia, entre outros, constituem princípios gerais que presidem à filosofia de trabalho e gestão do Centro de Dia os princípios da dignidade humana, da família como célula cristã fundamental da sociedade, da co-responsabilidade, da entre-ajuda e participação, da universalidade e igualdade, da solidariedade e economia social, da equidade social, da diferenciação positiva, da inserção social, da tolerância e da informação.

 

Objetivos

  1. Acolher pessoas idosas, cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permite permanecer no seu meio habitacional de vida;
  2. Proporcionar um ambiente calmo, confortável e humanizado, com base no respeito pela individualidade e privacidade do utente;
  3. Assegurar a prestação dos cuidados adequados à satisfação das necessidades, tendo em vista a manutenção da autonomia e independência e a promoção da sua qualidade de vida, potenciando a integração social com a comunidade e na comunidade
  4. Realizar atividades de animação sociocultural, recreativa e ocupacional que contribuam para um clima de relacionamento saudável entre os utentes, colaboradoras, familiares e comunidade em geral, para a manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas;
  5. Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
  6. Proporcionar serviços adequados à problemática biopsicossocial do utente;
  7. Propiciar a participação dos familiares no apoio aos utentes, no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares;
  8. Encaminhar e acompanhar as pessoas idosas para soluções adequadas à sua situação;
  9. Fomentar o processo de envelhecimento ativo e as relações interpessoais e intergeracionais a fim de evitar o isolamento.

 

Princípios e Valores

O CD no desenvolvimento das suas atividades observa os seguintes princípios e valores:        

a) Humanização dos cuidados

b) Ética assistencial

c) Qualidade e eficiência

d) Envolvimento da família

e) Da continuidade e proximidade de cuidados

f) Rigor e transparência

g) Responsabilização

h) Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

 

Candidatura

O utente ou familiar responsável devem dirigir-se à Direção Técnica do CD pessoalmente, nos respectivos dias de atendimento, mediante marcação prévia, a fim de ser elaborado um processo de inscrição individual. Deverá, nesse momento, entregar cópia dos seguintes documentos:

  1. Bilhete de identidade/Cartão de Cidadão utente/representante;
  2. Cartão de Beneficiário da Segurança Social utente;
  3. Cartão de Contribuinte utente/representante;
  4. Cartão de Saúde (SNS) utente;
  5. Relatório do médico de família, com o quadro clinico/saúde do utente;
  6. Ultima Declaração de IRS e respectiva nota de liquidação;
  7. Declaração anual de pensões, ou na ausência de rendimentos, uma declaração comprovativa da Segurança Social;
  8. Comprovativo dos rendimentos prediais, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos prediais;
  9. Cadernetas prediais actualizadas, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de bens imoveis;
  10. Declaração dos rendimentos de capitais, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos de capitais;
  11. As inscrições serão aceites durante todo o ano e são válidas durante 12 meses, após o que deve proceder-se à renovação da referida inscrição.

As inscrições serão aceites durante todo o ano e são válidas durante 12 meses, após o que deve proceder-se à renovação da referida inscrição.

É obrigatória a entrega dos documentos necessários ao cálculo da mensalidade sempre que haja actualização dos seus rendimentos, caso contrário a inscrição será anulada.

 

Horários de Funcionamento

O CD funciona 5 a 7 dias por semana, entre as 09 horas e 17 horas, podendo ser alargadas a outros períodos, tendo por base os acordos específicos contratados com os utentes, elaborados em função dos serviços a prestar e de acordo com a tabela de preços em vigor.

 

Horário das Visitas

O CD disponibiliza o seguinte horário para visitas: das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

 

Refeições

O horário das refeições é o seguinte:

a) Pequeno-Almoço das 08h30m até às 10h00m ;

b) Almoço das 12h00m às 13h00m;

c) Lanche das 15h30m às 16h00m;

d) Jantar das 19h00m às 20h00m.

 

Direção Técnica CD:

Enfermeira Vânia Queirós Dias